quinta-feira, 2 de abril de 2015

A importância de uma alimentação saudável na Síndrome de Turner

              
Uma alimentação saudável se faz importante em qualquer situação. Porém, pacientes com Síndrome de Turner devem estar ainda mais atentas a manterem um equilíbrio em suas refeições para que o acompanhamento seja bem sucedido desde a infância até a vida adulta. O Guia da Pirâmide Alimentar aqui demonstrado ilustra as porções corretas de cada grupo de alimento durante o dia, para todas as idades.

O controle de peso nas mulheres com ST. deve ser de extrema importância, agindo na prevenção do aparecimento de possíveis problemas, como Obesidade, Diabetes Mellitus, resistência insulínica, Hipercolesterolemia, Hipertensão Arterial, Doenças Cardiovasculares, entre outros.

Todos os nutrientes devem ser contemplados, porém deve-se ter uma atenção especial ao mineral Cálcio (encontrado em leite e derivados, hortaliças verde-escuras e peixes, como sardinha) e também a vitamina D (suas fontes principais também são os laticínios, peixes de águas frias, como o atum, e a exposição solar). Destacamos esses por estarem ligados ao crescimento e fortalecimento ósseo, que podem ficar comprometidos por conta da baixa produção de hormônios, como o estrogênio. Em alguns casos, a suplementação pode ser recomendada.

Foram estudadas a relação da deficiência dos minerais Zinco e Selênio nas portadoras de ST., ocasionada pela baixa ingestão de alimentos como hortaliças, carnes magras, cereais integrais e castanha-do-brasil. Esses minerais, em quantidades adequadas no organismo, melhoram o sistema imunológico e agem de maneira benéfica no funcionamento tireoidiano.

A realização de atividade física é recomendada, sendo complementar aos cuidados nutricionais e fundamental. Buscar também a ajuda de um profissional Nutricionista dentro da equipe multidisciplinar, para que sejam definidas melhores escolhas alimentares, levando em conta a particularidade de cada caso.


                                                                                                                Autora: Camila Farias




Referências Bibliográficas:
Departamento de Nutrologia – Sociedade Brasileira de Pediatria.

NUTRITOTAL [homepage na internet]. Síndrome de Turner pode predispor deficiência de minerais. Disponível em: http://www.nutritotal.com.br/notas/?acao=bu&id=350. Acesso em abril de 2015.

PRATESI, R. ; GANDOLFI, L. Doença celíaca: a afecção com múltiplas faces. J. Pediatr. (Rio J.),  Porto Alegre, v.81, n.5, Out. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jped/v81n5/v81n5a02.pdf. Acesso em abril de 2015.

SANTOS, G. G. Estudo da microarquitetura óssea, do estado nutricional e de fatores farmacológicos na síndrome de Turner. 2012. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2012.


Síndrome de Turner: Diagnóstico e Tratamento. Projeto Diretrizes da Associação Médica Brasileira. Disponível em: http://projetodiretrizes.org.br/5_volume/36-Sindr.pdf. Acesso em: abril de 2015. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário